Fato Real
Destaque

CSN reafirma segurança e plano de desativação de barragens em Congonhas

Barragens de contenção de rejeitos da CSN serão descomissionadas e descaracterizadas
Barragens de contenção de rejeitos da CSN serão descomissionadas e descaracterizadas

A unidade de Congonhas da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) promoveu, nesta terça-feira (11/06), a visita à empresa de representantes da imprensa regional e das comunidades existentes ao redor da barragem de Casa de Pedra, administrada pela mineradora. O encontro foi planejado como forma de facilitar a comunicação com os moradores da região e oficializar o plano da empresa, já anunciado anteriormente, de descomissionar e descaracterizar a mina de Casa de Pedra ao longo dos próximos anos.

Durante a visita, os técnicos da CSN informaram que, a partir de 1º de janeiro de 2020 os rejeitos de minério passarão por um novo método, passando por um processo de filtragem que permitirá o empilhamento a seco. Hoje 45% do rejeito já são filtrados e empilhados a seco. Até o fim de 2019 será 100%, eliminando o uso de barragem. A empresa afirmou que está na vanguarda do mundo no que diz respeito à tecnologia de filtragem.

Moradores estiveram bem próximos da barragem

Moradores que participaram da visita demonstraram preocupação constante com possibilidade de rompimento da barragem de Casa de Pedra e barulhos que ouvem com freqüência e tiveram como resposta que os sons são das obras do processo da filtragem do rejeito, que está ocorrendo 24h, sem interrupção e que a barragem é segura e monitorada por órgãos de fiscalização que atestam sua segurança.

Residente no bairro Cristo Rei desde 1998, Jane D’arc Borba falou sobre o propósito da reunião desta terça-feira: “Depois desta visita estou bem mais tranquila. Participei de todas as reuniões que houve até agora sobre a barragem. Com a visita de hoje eu vi que, realmente, a CSN tem o objetivo de acabar com a barragem”.

A visita promovida ontem pela Companhia Siderúrgica Nacional teve como público alvo moradores de Congonhas e Belo Vale.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!