Fato Real
Destaque

Caminhadas ecológicas são opções de ecoturismo em Ouro Branco

Minas Gerais não possui apenas monumentos históricos e culturais, as belezas naturais também atraem muitos visitantes. Esta diversidade chamou a atenção de um grupo em Ouro Branco que decidiu criar uma empresa de ecoturismo e oferecer caminhadas ecológicas pelo estado, ou como gostam de denominar, caminhadas rústicas. Aproximadamente 1.500 pessoas já participaram da iniciativa. O foco não é apenas conhecer outras localidades, mas conscientizar os participantes da necessidade de preservação ambiental e da nossa história.

A condutora de trilha, Mísia Ferreira, conta como surgiu a atividade: “A ideia inicial era subir a serra de Ouro Branco aos domingos, apenas como lazer. Ao longo do tempo o grupo foi crescendo em visibilidade e número de participantes, logo surgiu à necessidade de formalizar. Em 2017, a Caminhada Rústica passou a atuar como empresa no ramo de ecoturismo, além de realizar trabalhos sociais na cidade de Ouro Branco. Costumamos dizer que não são apenas “caminhadas no meio do mato”, como muitos dizem, trata-se de uma imersão individual e coletiva na história, caminhamos pela história”.

A empresa conta com profissionais especializados e experientes: bombeiros civis, condutores de trilhas, roteirista e brigadistas florestais. Gislaine Moura, participante, fala o que mais instiga nas caminhadas: “Minha maior motivação é a oportunidade de conhecer as belezas naturais, a história dos locais e as amizades que conquistamos. Sem dúvida um dos trajetos que mais me encantou foi a Trilha da Serra de São José, em Tiradentes, até Santana dos Montes. Não poderia deixar de falar, sobre o profissionalismo da equipe, que nos repassa todas as informações e são muito solícitos”.

Os interessados precisam realizar uma inscrição prévia, em que são direcionados ao preenchimento de um formulário de aptidão física e um termo de responsabilidade. Eles também são orientados individualmente em relação ao percurso, nível de dificuldade, orientações gerais de segurança e preservação do meio ambiente.

Durante o trajeto são realizadas pausas estratégias para: fotos, descanso, hidratação, lanche, bem como se refrescar nas cachoeiras e poços ao longo dos percursos e se deliciar com a típica comida mineira em restaurantes.

Programe- se

A próxima caminhada será realizada no Complexo do Parque Nacional Serra do Gandarela, no dia 07 de julho. Interessados devem entrar em contato com Mísia Carolina: (31) 987076922 Bruno Moura: (31)994441354 (WhatsApp) / (31) 986787196 ou acessar a página do facebook: https://www.facebook.com/caminhadarustica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!