Fato Real
Coluna Bela Cris - Por Cris Fontana

O café é bom para a pele?

Beber café é bom para a pele, mas é ainda melhor se você usá-lo externamente. Nos dias de hoje você pode encontrar muitos produtos para a pele contendo café. Afinal, o café é rico em antioxidantes, responsáveis no combate ao envelhecimento.

No entanto, existem razões além do óbvio que mostram como o café permeia nossas vidas. Embora esteja provado cientificamente que essa “bebida maravilhosa”, quando consumida com moderação, promove boa saúde e contém propriedades que ajudam a manter a doença sob controle, os amantes de café agora têm uma razão para se alegrar enquanto deciframos seus inúmeros benefícios para a pele!

Aprofundando os benefícios do café, também se observou que o café é ótimo para a pele. Enquanto beber uma xícara dá-lhe aquele impulso diário, esfregar sua pele com um sabonete ou creme que contém café também promete um conjunto de benefícios que tornam o café uma “bebida favorita da pele”.

Porque o café é bom para a pele?

O café é bom para a pele devido a diversos fatores. Abaixo listei algumas delas:

É uma rica fonte de antioxidantes: O ambiente em que vivemos é cheio de radicais livres (partículas de poluição, etc.) que causam estragos na pele. No entanto, carregar a pele com os antioxidantes no café protege-a e reforça as suas defesas naturais. De fato, um estudo mostrou que os extratos de grãos de café podem ser responsáveis ​​pela preservação da energia das células da pele devido às suas propriedades de radicais livres.

Protege contra os raios fortes do sol: UVB é prejudicial e pode até levar a doenças de pele mais complicadas e com risco de vida. Proteger a pele com cafeína pode protegê-la contra substâncias cancerígenas UV. De acordo com outro estudo, a cafeína na verdade inibe a resposta ao dano do DNA, protegendo a pele contra os efeitos adversos da UVB. A inibição da resposta ao dano no DNA pode oferecer uma opção terapêutica para o câncer de pele não melanoma.

Torna a pele suave e brilhante: Devido às suas qualidades que sinalizam a reparação dos tecidos, o café desempenha um papel crucial na regulação do crescimento celular, levando à retenção da hidratação (aumento do colágeno) e ao aumento da elasticidade da pele.

Prevenir o envelhecimento da pele: As borras de café também são benéficas para o enrijecimento da pele. A cafeína pode prevenir os sintomas do envelhecimento prematuro, como rugas, manchas, pele opaca e flácida. Borras de café misturadas na água também podem manter o pH do seu corpo normalizado, deixando as células da pele mais resistentes a fatores de envelhecimento, como raios UV e poluição.

Aumenta a circulação: Quando o café promove a circulação sanguínea, leva a pele saudável e energizada, reduzindo efetivamente o inchaço dos tecidos e áreas de descamação da pele. Você também pode fazer cubos de gelo de café com antecedência e aplicá-lo sobre qualquer área inchada do seu rosto.

Além de beber café, você também pode usar o café em muitas receitas de beleza para a pele e cabelos. Este ingrediente genial funciona muito bem como um esfoliante e um anti-inflamatório para olhos inchados.

Dicas de receitas feitas com café

1. Esfoliante Rosto
Experimente um esfoliante natural misturando café moído, açúcar mascavo e azeite. Depois de misturá-lo bem, massageie suavemente em seu rosto em movimentos circulares para polir as células mortas da pele.

2. Esfoliante do couro cabeludo
O café também é um ótimo esfoliante para o couro cabeludo. Pegue meia xícara de café moído e massageie o cabelo molhado por dois minutos. Depois lave com seu xampu e condicionador normalmente. Isso ajudará a se livrar do excesso de acúmulo de produtos e células mortas da pele.

3. Esfoliação corporal anti-celulite
Este ingrediente genial também é conhecido como um bom esfoliante corporal para minimizar a celulite. O café ajuda a apertar a pele e também reduz a aparência da celulite. Para o esfoliante corporal feito em casa, misture o café moído com uma colher de azeite e açúcar. Use esta mistura e massageie a área afetada em movimentos circulares. Você pode seguir esta rotina diariamente, dependendo do tipo de pele.

4. Clareador de pele
Para uma pele radiante e brilhante, você pode tentar uma máscara de café. Pegue meia xícara de café e misture com algumas colheres de iogurte natural para criar uma consistência espessa. Use esta mistura como uma máscara facial por 10-15 minutos e lave com água morna. Esta máscara facial ajudará a se livrar das células mortas da pele, deixando a sua pele mais brilhante.

5. Reduza os olhos inchados
O café aumenta a circulação e também ajuda a reduzir o inchaço, pois é rico em propriedades antioxidantes. Ajuda a encolher vasos sanguíneos e funciona muito bem para reduzir o inchaço dos olhos. Faça uma xícara de café e deixe esfriar por algum tempo. Aplique a sob os olhos e na área da pálpebra por alguns minutos e depois lave-a com água fria. Para os olhos inchados, você também pode tentar cubos de gelo de café.

Gostou das dicas?

Acesso meu blog e deixe seu comentário!

Veja mais em: www.belacris.com.br

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!